- Área: 344 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Juan Eduardo Sepulveda
-
Fabricantes: Arauco, Archicad, Duomo, Sto, Sto Limited, Thermikhaus, VEKA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra se localiza na cidade de Puerto Varas, Chile. Apesar de estar muito próximo ao Lago Llanquihue, o terreno não tem vistas diretas para a bacia nem ao cabo da cordilheira. A encomenda, uma residência unifamiliar para 5 pessoas, consistia em dar independência às áreas principais, isto é, um núcleo de dormitórios, um de serviços e outro de espaços comuns, mas com o desafio de criar transições fluidas entres tais espaços.
O primeiro critério de intervenção foi potencializar as possíveis vistas do local com a melhor orientação possível; a residência se orienta de forma longitudinal de leste a oeste, de modo a expor quase toda a totalidade dos ambientes ao norte, demarcando vistas em cada uma das situações.
Segundo, posicionar a residência em função da pequena inclinação do lote, mas evitando grandes movimentos de terra. Assim, foram gerados três sub-pavimentos articulados por um hall central que distribui os fluxos por meio de uma escada central para as diferentes áreas. O pavimento inferior é constituído por um volume semi-enterrado de concreto armado com envoltório térmico que abriga a área de serviços, oficina e um dormitório de hóspedes.
O pavimento intermediário é formado pela suíte principal e dormitório das três filhas da família. O espaço das meninas se conforma primeiro como um dormitório comum com uma sala de jogos, mas que pode se transformar em três dormitórios iguais no futuro.
O pavimento superior é formado pela sala de estar, sala de jantar e cozinha: esta última incorpora um segundo estar - escritório para o cotidiano das meninas. Ao inverter o programa público a um pavimento superior é possível resgatar a vista ao Lago Llanquihue e ao Vulcão Calbuco, criando uma hierarquia entre estes espaços como principais da residência.